Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Retábulo Altar Mor Capela Seminário Seráfico São Luis

Retábulo Altar Mor Capela Seminário Seráfico São Luis

O Retábulo do Altar Mor da Capela do Seminário Seráfico São Luis, Ipê/RS, foi inserido na coleção do MusCap na década de 1990. Provavelmente chegou ao Museu com os nichos desmontados. Após o ano de 2000 foi remontado tendo a configuração original alterada. Em comparação com a imagem do Anexo 3, percebe-se a perda da parte inferior do nicho central.

Segundo o volume primeiro do Livro de Crônicas do Seminário, as imagens de São Luiz Rei, São Francisco de Assis e São José foram entronizados no retábulo do altar em 1943. Com a alteração do santo de devoção do Seminário para Nossa Senhora de Fátima, em 1956, foi doada pela Ordem Franciscana Secular da Paróquia uma imagem da santa.

O retábulo de madeira é caracterizado pelo estilo neorromânico. Padece da ausência de supedâneo e outras peças. Apresenta ornamentos dourados e detalhes policromados. É composto por três nichos em arco pleno. Os nichos laterais são similares ao central, porém em dimensões menores e menos elevados, contendo arabescos dourados ao longo de todo o arco pleno. O fundo dos nichos laterais, diferente do central que está em madeira, apresenta pintura azul. O frontão é coroado com almofadas de fundo branco e relevos dourados que lembram formato de vitrais e uma rosácea ao centro. Acima dos nichos configuram-se pináculos octogonais com cúpulas, sendo estes ornados por elementos tais como: requadros de frisos e outros entalhes dourados, próprios do estilo.

Voltar

Mais Anexos