Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Altar Mor Capela Seminário Seráfico São Luis

Altar Mor Capela Seminário Seráfico São Luis

Conjunto do Altar Mor da Capela do Seminário Seráfico São Luis de Ipê/RS, à época localidade Vila Ipê, pertencente à Vacaria. O Seminário foi inaugurado no ano de 1942. Segundo o primeiro volume do Livro de Crônicas o “Santo Altar”, assim denominado, chegou no dia 16 de março de 1943.

O Seminário foi ampliado a partir de 1954, tendo iniciado a construção de uma nova ala, onde estaria localizada também a nova Capela. Reinaugurado em 1956 com o nome de Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima, escolhido por ser protetora e guia dos seminaristas. O altar sofreu modificações, os pináculos precisaram ser retirados para se adequar ao pé direito mais baixo da nova capela que possuía no presbitério teto em formato de abóboda. Os retábulos laterais que complementavam o altar, ficando fixados à parede, também foram removidos. Essa alteração pode ser observada em comparação às imagens do anexo 1 e anexo 2.

Após 1992 a Capela que já estava desativada por problemas estruturais, foi demolida. Com a demolição os primeiros fragmentos do altar começaram a ser levados para o Museu dos Capuchinhos, que à época tinha sua coleção guardada no Seminário Seráfico São José de Veranópolis. O restante do altar foi adicionado à coleção do MusCap em 2001.

O altar é formado pela base. Acima dela, ao centro, fica disposto o tabernáculo com trono do santíssimo e nas laterais dois suportes dão sustentação ao retábulo principal, que é formado por três nichos. Dois retábulos de parede laterais completam a composição do altar mor.

Voltar

Mais Anexos