Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Paróquia São Pedro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Paróquia São Pedro

Imagem de vestir esculpida em madeira, provavelmente do século XIX, proveniente da Paróquia São Pedro de Garibaldi/RS. Foi incorporada ao acervo do MusCap em 15 de setembro de 1981.

Imagem de corpo inteiro com braços articulados, com pintura e acabamento na cabeça, mãos e pés, base baixa e retilínea. Figura feminina, de meia-idade, de pé em posição frontal, fisionomia serena e contemplativa. Cabeça reta, rosto oval, olhar voltado para baixo, sugerindo estar num local elevado, boca cerrada com lábios afilados, carnação em tons claros e cabelos médios castanhos em estrias, orelhas furadas, provavelmente adornadas com brincos. Colo reto, antebraços flexionados à frente na altura da cintura com mãos abertas e palmas voltadas para cima. Em seu braço esquerdo está apoiado o Menino Jesus, figura masculina de criança, de vestir, corpo inteiro, sentado, com braços articulados. Da mesma forma que a Santa, este possui pintura e acabamento nas partes expostas, quando vestido. Preso a Santa por um cordão, pois mesmo tendo 3 furos para encaixe na parte debaixo, a Santa não apresenta pinos em nenhum dos antebraços.

As diferenças de qualidade e conservação da carnação entre as duas imagens e o fato da Santa não possuir nenhum indicio de que havia pino para encaixe nas mãos levam a suspeita de que a imagem do menino não tenha sido esculpida em conjunto com a Santa, pode ter sido um acréscimo posterior. Desta forma, a invocação de Maria atribuída e informada na documentação do MusCap no momento da doação também pode não ser a original.

Voltar

Mais Anexos