Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Altar Lateral Capela Seminário Seráfico Santo Antônio

Altar Lateral Capela Seminário Seráfico Santo Antônio

O altar pertenceu a Capela do primeiro Seminário Seráfico de Vila Flores/RS, que foi construído entre 1946 e 1948 e ampliado em 1960. Na década de 1980 a edificação foi demolida para construção de uma nova, de menor tamanho. Sabe-se que após a demolição do Seminário, o conjunto de altares, que era composto pelo
Altar Mor e outros dois laterais, foi levado para Porto Alegre/RS. O Altar Mor permanece até hoje na Igreja Santo Antônio do Partenon. Este Altar Lateral foi usado na Capela do Convento São Lourenço de Bríndisi. A peça chegou ao Museu provavelmente na década de 1990.

O Altar é formado pela Mesa do Altar, o Tabernáculo, Trono do Santíssimo e Pedestais Laterais. Altar em formato retangular, confeccionado em madeira com pintura em efeito marmorizado em tons terrosos sobre base de madeira. A parte frontal apresenta três almofadas retangulares com o aplique da monograma de Cristo (JHS) ao centro. Possui uma cimalha, sobre ela o tampo em madeira. Nas laterais do tampo, pedestais escalonados com arabescos dourados. O segundo corpo é formado por quatro colunas retas, onde estão dispostos o tabernáculo e o trono do sacrário. Quanto ao sacrário, este configura-se a partir de formato de caixa. Acima dele, o nicho é coroado em forma de arco trilobado estilo gótico, com aberturas laterais e frontal sustentado por colunas monolíticas com capitel dourado. A cornija que acompanha o telhado de múltiplas pregas adornado por pináculos. Ao centro, na parte mais alta, colunata em forma circular, sustentando o coruchéu adornado por cogulhos dourados, culminando com flor cruciforme.

Voltar

Mais Anexos