Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Fragmento Altar Mor Igreja Imaculada Conceição

Fragmento Altar Mor Igreja Imaculada Conceição

Acredita-se que este Altar pertenceu a primeira Igreja do Bairro Rio Branco de Caxias do Sul/RS, construída em 1949. Foi transferido para a nova Igreja inaugurada em 08 de dezembro de 1961. Segundo relato de Frei Jaime Bettega este altar foi transferido para a comunidade Nossa Senhora Aparecida, que é de abrangência da Paróquia Imaculada Conceição, provavelmente na década de 1990. Foi doado ao Museu dos Capuchinhos em 2002.
No livro diário do MusCap, consta que o altar chegou ao Museu bastante danificado. As almofadas frontal e lateral esquerda foram acrescidas no processo de restauro que a peça passou.

Fragmento de Altar em formato retangular confeccionado em madeira. A peça possui uma base superior plana em madeira natural, com uma abertura retangular no tampo, onde apoia-se a Pedra D’ara. Na parte frontal há duas colunas de madeira nas laterais, com efeito marmorizado em tons terra. A superfície frontal do altar possui almofada retangular com pintura não original em tons de verde, decorada com arabescos, hoje inexistentes. As laterais apresentam almofadas retangulares com pintura marmorizada em tons de verde e molduras em tons de amarelo.

Voltar

Mais Anexos