Conheça o Acervo

Peças do Catálogo

Mesa do Altar Lateral Igreja Imaculada Conceição

Mesa do Altar Lateral Igreja Imaculada Conceição

Acredita-se que este Altar pertenceu a primeira Igreja do Bairro Rio Branco, Caxias do Sul/RS, construída em 1949. Foi transferido para a nova Igreja inaugurada em 08 de dezembro de 1961.
Em 2007 o então pároco, Frei Jaime Bettega, promoveu a substituição de alguns altares da Igreja, com o objetivo de torná-la mais harmônica visualmente, já que possuíam modelos diferentes da mesa do Altar do presbitério. Foram então construídas réplicas em madeira, sem pintura, dos altares substituídos. Dois altares desse conjunto foram entregues ao Museu dos Capuchinhos, em 24 de outubro de 2007.

A autoria desse conjunto é atribuída a Família Gollo. Com formato retangular, o altar é confeccionado em madeira. A peça possui uma base retangular plana, sendo que a parte frontal possui colunas monolíticas com efeitos marmorizados em tons de terra e capitel com folhas de acanto douradas. Possui três almofadas, sendo que as laterais em arco pleno com pintura em efeito marmorizado em tons de verde na parte frontal e duas com moldura reta nas laterais. Acima, cimalha com friso branco e faixa marmorizada no mesmo tom das colunas laterais. Sobre ela, o tampo de madeira na cor branca com a Pedra D’ara apoiada ao centro e dois pedestais menores com efeito marmorizado que provavelmente serviam para apoiar os nichos dos santos, além de laterais do sacrário.

Voltar

Mais Anexos